De acordo com o estudo IT Trends Snapshot 2023, 94% dos gestores respondentes afirmam ter sofrido com a falta de recursos humanos no setor de tecnologia da informação.
Como alternativas para a continuidade dos negócios, as empresas brasileiras têm ampliado a contratação de tecnologia como serviços, assim como o desenvolvimento de programas internos para capacitação de profissionais.
Como forma de atrair profissionais, as empresas também têm promovido mudanças nas políticas de contratação, salários, benefícios e horários de trabalho, além de adequações do ambiente de trabalho e/ou políticas de home office.
A pesquisa também revelou outras tendências relacionadas:
Transformação digital: a transformação digital vem ganhando destaque a se tornando prioridade nos negócios;
Cibersegurança: a preocupação com a segurança da informação vem aumentando assim como a necessidade de maior controle por parte dos gestores;
Nuvem: a computação em nuvem é uma realidade e muitas empresas já executam ou planejam executar a migração para a nuvem — com equipe e processo de governança que permitem melhoria contínua;
Pós-pandemia: Para 65% dos respondentes o modelo híbrido veio para ficar e 44% acreditam que o ambiente de trabalho passará por uma ressignificação, com necessidade de adequação de infraestrutura para conciliar o trabalho presencial e remoto simultaneamente.
Fonte: sebrae.com.br